20.11.07

Projetos

Projetos de Teatro e Educação

O Teatro de Animação na Formação do Indivíduo

Sinopse: O objetivo deste projeto é proporcionar a interação de um grupo de alunos numa única atividade, no caso, a manipulação de bonecos que envolva mais de um manipulador. Tal situação suscita uma série de questões educacionais relacionadas à convivência e interação de grupo. Este processo ocorre com o indivíduo em todas as fases da vida, as questões relacionadas ao egocentrismo natural do ser humano aparecem de diferentes formas de acordo com a faixa etária. O trabalho corporal, a transferência de energia para o boneco e a relação entre os participantes estão na base deste processo que enriquece o conhecimento e o auto-conhecimento do indivíduo.
Este projeto foi elaborado e realizado no meu trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da ECA-USP, no ano de 2006. Realizei uma pesquisa prática no CEU-Butantã por um período de 3 meses e formei o grupo Atores Invisíveis a partir desta pesquisa educacional. Após um ano e dois meses de pesquisa, criamos a peça Espelho das Águas e a transformamos num espetáculo profissional. (Veja mais detalhes no blog do grupo: http://www.atoresinvisiveis.blogspot.com/).
*
*
**
Projetos de Montagem
**
Assuma - seR
(espetáculo adulto)
*
"Não é mais necessário ser um grande ator, nem apresentar um espetáculo deslumbrante para impressionar o público. Basta aceitarmos nossa própria responsabilidade enquanto membros da sociedade humana". (Yoshi Oida)
*
O espetáculo adulto Assuma-seR foi criado a partir da reunião de onze poesias minhas, cuja temática gira em torno do artista, do ator, do poeta. Reflexões, conflitos inadequações com o mundo externo e interno de cada um, revelam o caráter multifacetado, não só do artista, mas do ser humano.
A mecanicidade do trabalho e da vida cotidiana; a perda gradual da essência de cada um diante de uma sociedade acelerada e consumista; o incômodo de nos avaliarmos pelo olhar do outro - que nos julga pela aparência; a inconsciência sobre os rumos que tomamos na vida e que muitas vezes, nos endurece nos tornando "marionetes" de nossos próprios desejos equivocados... são algumas das questões que aparecem nas cenas de forma provocante, incisiva, às vezes sarcástica, mas sempre poética.
A proposta de encenação é provocar a reflexão e o questionamento individual. Sem receio de adentrar nas esferas mais filosóficas da existência – Para que vivo? O que quero alcançar ao longo da vida? O que está e o que não está ao meu alcance? – pretende-se deixar espaço para cada espectador formular suas próprias questões, de acordo com sua bagagem.
A ousadia ou presunção (?) é atingir ao público em seus questionamentos mais recônditos, já que a linguagem poética ou metafórica permite maior abrangência de interpretações. A base poética do texto é mote para a criação corporal e para a simbolização propícia ao teatro de animação – principal vertente de pesquisa do grupo. Evitamos os riscos de cair em interpretações declamatórias e monótonas, valorizando e significando a palavra ao explorar seus simbolismos metafóricos e suas sonoridades.
A linha de trabalho do grupo gira em torno da pesquisa e do cruzamento de linguagens. Nesta peça reúnem-se: teatro de animação (com bonecos de tamanho médio e pequeno – técnica de manipulação direta; manipulação de objetos e teatro de sombras), teatro de atores, poesia e dança. Tal mistura reflete o comportamento tanto da cultura brasileira quanto do teatro contemporâneo. Diante de uma atualidade na qual tanto se pesquisou e se criou em termos de arte e de teatro, o que resta para os artistas contemporâneos? A mistura? A releitura? A colagem? Criamos e recriamos utilizando, relendo e nos apropriando ora aqui, ora ali do imenso acervo artístico e cultural que passaram e passam pela nossa vida.

Nenhum comentário: